Maior projeto de mobilidade, saneamento e infraestrutura em curso no município segue evoluindo. Em novembro, por exemplo, os canais de água construídos no projeto comportaram o volume de chuva de dias seguidos, evitando alagamentos e proporcionando mais segurança e tranquilidade para a população. Além disso, as obras de esgotamento sanitário, drenagem, pavimentação, recuperação ambiental e urbanística, no trecho que compreende a extensão entre a rua Albert Schwaitzer e a rodovia LMG-808 seguem avançando.
Atualmente, as intervenções estão sendo realizadas em duas frentes distintas: entre a rua Albert Schwaitzer e Manoel Jacinto Coelho Júnior (trecho 1) e entre a rua Manoel Jacinto Coelho Júnior e o Retorno 5 (trecho 2).
No trecho 1 já foram concluídas a implantação da galeria 1 na travessia da rua Albert Schwaitzer, faltando a implantação do dissipador a jusante na conexão com o canal em gabião/solo reforçado; a limpeza da faixa e as demolições das edificações já desapropriadas na margem esquerda do córrego, nas imediações das ruas Che Guevara e G; e pontes dos retornos 1 e 2 executadas, faltando apenas os acabamentos.
Ainda estão previstos os seguintes serviços: execução do canal em gabião/solo reforçado entre o retorno 1 e a rua Manoel Jacinto Coelho Júnior, numa extensão de 1.100 m, sendo que 800 metros já se encontram concluídos; terraplenagem das pistas atacada entre o retorno 1 e a rua Manoel Jacinto Coelho Júnior; bueiros simples, concreto concluídos nos cursos d’água afluentes, localizados próximos à Estação Elevatória de Efluentes (EEE) Alvorada da Copasa e à Tambasa; redes pluviais principais e ramais de bocas de lobo em andamento.
No trecho 2, está concluída a limpeza parcial da faixa na margem direita numa extensão de 400m. Nesse segmento é possível a execução parcial do canal e da terraplenagem da pista na margem direita.
Outro trecho
Destaca-se, também, as obras necessárias em parte do trecho 2 e todo o trecho 3. Isso porque está programada e prevista a liberação desse segmento ao tráfego no início de 2025, cujas obras estão bem adiantadas.
Os serviços estão sendo finalizados ou já concluídos: a partir da LMG-808, no sentido do retorno 5: ponte da av. Dulce Geralda Diniz e viadutos na interseção com a LMG-808); galeria 2 (faltando dissipador a jusante, porém não interfere na liberação do tráfego), canal em gabião/solo reforçado, terraplenagem, bueiros celulares nos cursos d’água afluentes, terraplenagem, redes tubulares de drenagem, ramais de ligações de bocas de lobo, sarjetas, bocas de lobo, meio-fio, dutos subterrâneos da iluminação pública, pavimentação;
Obras em andamento: passeios e piso podo-tátil, canaletas e descidas d’água de drenagem, grama nos canteiros, implantação de postes da iluminação pública, faixas elevadas de travessias de pedestres e quebra-molas, acabamentos diversos (caixas, bocas de lobo, arremates de meio-fio e passeio, conformação do terreno lindeiro) e limpeza da obra;
Serviços a serem executados: cabeamento e instalação de lâmpadas da iluminação pública, sinalização viária, arborização e complementação de revestimento vegetal de taludes, cerca parcial na faixa de domínio.
O projeto
A nova avenida representará uma relevante solução para o trânsito metropolitano, garantindo a preservação das águas do município, segurança e dignidade para a população em períodos de chuvas. O investimento ultrapassa os R$300 milhões, contando com recursos do tesouro e de contrapartidas.
A avenida terá 4,5 km, da LMG-808, altura do bairro Granja Ouro Branco, divisa das regiões Vargem das Flores e Sede, até a avenida Carmelita Drumond Diniz, no Chácaras Califórnia. Além disso, concluída, a via vai desafogar o trânsito pesado da cidade, principalmente no centro, além de contemplar, entre outros, sistemas de macrodrenagem, canalização de córregos e soluções para o combate às enchentes e alagamentos na cidade, valorizando os bairros por onde passa e levando segurança e mobilidade à população.